Apresentação:
Nos anos 1980, Stephen King escreveu em seu livro Dança macabra que “a ficção é a verdade dentro da mentira”, e resumiu assim, em poucas palavras, um dos papéis mais importantes da literatura.
Boa ficção é aquela que traz uma verdade intrínseca, um pedaço honesto do escritor. É daí que vem a capacidade de tocar e emocionar um leitor, de aproximar o coração de alguém daquele herói infantil encarando um palhaço malévolo nos esgotos de uma cidade que não existe; é isso que cruza a distância entre o seu sofá e uma nave à deriva no espaço, onde jaz a última esperança da raça humana; é isso que permite as semelhanças entre você e a princesa-dragão de uma terra onde o verão vai demorar a voltar.
Um livro de ficção foi o invólucro de algumas das verdades mais dolorosas já escritas; que podemos descobrir lendo sobre daemons, sobre cemitérios de livros esquecidos, sobre cidades que têm almas. A ficção é a mentira, mas só se você não olhar direito.
É preciso escutar, ler e descobrir a ficção de muita gente para encontrar verdades que desafiem e complementem as nossas, que desconstruam as verdades que vieram antes. Em suma, é preciso crescer, expandir, abrir portas.
A revista Suprassuma nasce dessa necessidade e desse desejo de ouvir as verdades de vocês, suas histórias. Sobre o que você está escrevendo? O que você anda pensando? Quem é você? A gente quer ouvir.
Queremos fazer dessa revista o portal para um universo compartilhado. Dentro dele, criaturas desconhecidas e mundos inexplorados, inclusive o seu. É preciso preencher esse universo e essas páginas de vozes – queremos autores de todo o Brasil, e as ficções que ninguém mais poderia contar porque são suas.
O time da Suma está pronto para receber escritores brasileiros produzindo fantasia, ficção científica, terror e gêneros afins. A ideia é que a seleção para a revista seja o início de um processo de aprendizado de mão-dupla, em que cada autor selecionado trabalhará pessoalmente com um editor para levar sua história ao máximo que ela pode ser. Nossa ambição é ver e ajudar a surgir uma nova geração da literatura fantástica brasileira.
Afiem as garras, abasteçam as naves, deem um brilho nas armaduras: a Suprassuma espera ouvir de vocês muito em breve.
© Editora Suma, Companhia das Letras - 2023